19 setembro, 2014

#IllustrationFriday - No final tudo dá (quase) certo!


 Finalmente chegou a #IllustrationFriday! Confesso que não aguentava mais esperar para começar a postar as minhas ilustrações aqui no blog, mas esta foi um tanto complicada já explico o porque.

 Mas Pedro, what the f*ck é Illustration Friday?

 Keep calm (e deixa de recalque) meu querido leitor bilíngue, vou te explicar: Illustration Friday significa que t-o-d-a-s as sextas-feiras eu, Pedro, estarei postando uma ilustração minha ou de algum artista que eu goste.

 Ok, agora que você já está por dentro do que é a Illustration Friday vou mostrar a minha jornada desta tarde para conseguir chegar no resultado final do desenho.

 1 - Comecei a minha ilustração -como de costume- atrás de referências, uma dica que eu dou é: Busque o que te inspira! E os melhores sites para achar inspirações são: Tumblr, WeHeartIt e o super Pinterest. Depois de umas duas horas (sem exagero) passando por milhares e milhares de imagens no Tumblr e ouvindo muita música (a música ajuda/interfere -muito- no processo criativo) nada me chamou a atenção, então decidi rabiscar o papel sem levar muito a sério.

 (Não tirei fotos deste processo, pois estava apenas rabiscando, não sabia que ia se tornar o desenho que eu iria usar, então vou mostrar pra vocês o material que usei)


2 - Quando dei por mim o desenho tinha tomado esta forma, eu não gosto muito de puxar meus rabiscos pro realismo, sempre preferi algo mais cartoon, mas como o sketch estava assim decidi dar continuidade ao invés de "cartoonizar" o desenho.

  E foi aqui que as coisas começaram a dar errado, você não precisa ser um desenhista nato para perceber que tem uma série de coisas erradas e assimétricas, mas neste último mês T-O-D-O-S os meus desenhos estavam dando errado, então eu decidi seguir o meu próprio lema: Siga em frente que o resultado final vai ser melhor.



 3 - Mesmo -extremamente- frustrado com o sketch decidi continuar o desenho, então fui para o próximo passo: lineart! 


 Para fazer a lineart usei uma caneta nanquim, Sakura Pigma Micron 0.30mm. Com a lineart aproveitei para tentar ajustar alguns erros.


4 - Não preciso dizer que deu ruim né? Parecia que a Nossa Senhora dos Rabiscos não estava do meu lado mais uma vez, mas continuei com o meu lema de seguir em frente... Quem sabe as cores não iriam consertar o desenho? 


Então peguei minha aquarela, defini minha paleta de cores (azul, lilás, roxo, rosa e amarelo) e comecei o "sombreado" misturando um pouco de azul no branco, pra ficar um azul bem claro


5 - O resultado ia de mal a pior, e eu estava começando a desistir da minha carreira de artista/designer e cogitando uma vida extremamente monótona em algum escritório qualquer fazendo qualquer coisa mesmo, porém -mais uma vez- eu decidi seguir em frente! E adicionei um azul mais carregado e o roxo para ressaltar os detalhes (e tentar corrigir os erros).


6 - Como permaneceu péssimo eu decidi desistir do desenho explorar algumas técnicas de aquarela, o que no final acabou me inspirando pra tentar consertar o desenho.


7 - Foi a partir daí que eu comecei a aceitar minha garota com deformidade craniana porque as cores acabaram dando uma identidade pra ilustração, então decidi ousar um pouco mais nesta aquarela "cuspida" na folha e seja o que a Santa da Aquarela desejasse, o resultado final ficou assim:


 No final tudo deu (quase) certo, o desenho continuou assimétrico, mas tentei chamar a atenção do observador para outros detalhes ao invés da boca na perspectiva errada, nos olhos muito para cima do rosto (puxando a "maquiagem" para baixo, dando a ilusão de que os olhos não estão no começo da testa) entre outros. 

 Obs: Como eu disse antes, estava há mais de um mês sem fazer nada produtivo, então esta ilustração valeu pra me por de volta nos eixos e enxergar alguns erros que cometi, uma dica boa é sempre anotar (no seu sketchbook ou no caderno mesmo) os erros que você percebeu durante o desenho para não comete-los novamente. 

 Outra coisa que fiz logo após terminar este desenho, foi refazer a base de um rosto feminino, ajustando tudo o que errei neste. Com certeza aprendi muito mais nesta ilustração que deu errada do que com tantas outras que deram certo.

 Bom, espero que tenham gostado do primeiro #IllustrationFriday e sexta que vem tem mais! Mandem dicas, perguntas, sugestões por comentários no blog ou através da página do Drapetomania no Facebook.


Um comentário:

  1. Você ficou falando dos erros e eu fiquei tentando enxergar...
    É muito talento para uma pessoa só! Cadê a justiça, Mãe Natureza?
    Mas sério, ficou incrível e eu adorei a paleta de cores.
    ~ Rafa

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Design: Amanda Salinas | Uso pessoal